terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ParticipAção nos Bairros: Fazenda Grande

Hoje, pela manhã, estivemos no Fazenda Grande, conversando com moradores sobre as algumas das principais demandas do bairro: Limpeza dos espaços públicos, transporte, segurança e lazer.
 

Necessidade: Limpeza cotidiana nas vias públicas, lixeiras e bueiros.

No tocante à limpeza percebemos a necessidade de uma ação regular de servidores para a manutenção das lixeiras (foto ao lado), varredura de ruas, manutenção das guias e limpeza alguns terrenos. Segundo moradores, a falta de limpeza nos bueiros no final do ano já causou problemas de alagamento, o que não pode continuar.

Fomos informados sobre a necessidade de um ponto de ônibus que possibilite embarque para o Almerinda Chaves. Hoje, para fazer este trajeto, é necessário seguir no sentido contrário para o Terminal do Eloy, dobrando o tempo de deslocamento.

Sobre a segurança, o principal problema relaciona-se a furtos de residências. Já com respeito ao lazer é notável a ausência de espaços públicos que proporcionem esta opção ao moradores

 



Constatamos problemas com os buracos da Av. Henrique Brunini. (Veja as fotos ao lado e abaixo)
Buracos na Henrique Brunini forçam motoristas a invadir pista contrária.

























Confirmamos a ausência do asfaltamento na R. Antonio Martins, que possibilita acesso à nova fase do bairro. Esta obra relaciona-se com a construção de um novo acesso do Fazenda Grande ao bairro do Poste, proporcionando uma opção de deslocamento do Vetor Oeste para o Centro, um dos grande problemas de trânsito em nossa cidade.

Aproveitamos a manhã para visitar a UBS (Unidade Básica de Saúde) e conversamos longamente com a gestora Filomena Coser Marinho e com servidoras. Conhecemos um pouco mais a realidade o atendimento à população, identificando duas principais necessidades: mais servidores para áreas específicas (como farmácia, por exemplo) e a dificuldade no encaminhamento para as especialidades.

Na busca de ações conjuntas com a população, indicamos constantemente o contato direto das pessoas
com o 156, que direciona as solicitações à Prefeitura ou organismo responsável pelo caso. Apenas quando o cidadão não encontra mais respostas junto ao poder público é que buscamos intervir, respeitando assim as atribuições de cada poder.
 
Outros casos, mais emergenciais, já estamos encaminhando às secretarias correspondentes para que sejam tomadas as soluções pertinentes.

Em breve retornaremos ao bairro para verificar se as ações foram conclusivas e dialogar sobre outras questões que demandam maior reflexão conjunta e planejamento.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Rodrigo Mendes Pereira (Superintendente da FUMAS) e Paulo Malerba

Hoje (11/01) pela manhã, reunimo-nos com Rodrigo Mendes Pereira, Superintendente da FUMAS, para organizarmos nossa agenda junto a esse importante organismo de nossa cidade.

A atuação da FUMAS abrange diversos segmentos da população: de programas sociais à habitação, passando pelo saneamento e serviço funerário. Há projetos na área de alimentação escolar (que precisam de uma atenção especial), entre outros.

Foi um encontro proveitoso e acolhedor, onde dialogamos sobre algumas diretrizes do mandato e sua relação com a Fundação. Nos inteiramos sobre as linhas de atuação junto aos núcleos de submoradias do Jd. Novo Horizonte, São Camilo, Vila Ana, projetos de habitação de interesse social e a própria forma de atuação do superintende junto na própria FUMAS: uma atuação dialogal e eficaz.

Além disso, afinamos nossa visão quanto rotina no tratamento de casos individuais, comuns a um mandato de vereador.

Num mandato, surgem muitas demandas no campo da Ação Social. Entretanto (e infelizmente) é comum notarmos nesta área uma atuação assistencialista. Nossa proposta é diferente: Os poderes Legislativo e Executivo devem contribuir para a autonomia dos cidadãos e não sua eterna dependência.

Para tanto, ao invés de uma relação clientelista, buscamos contribuir com a população de maneira que as pessoas identifiquem os caminhos necessários para alcançar seus direitos e obtenham assim o resultado de suas reivindicações.

Algumas demandas pessoais, revelam, na verdade, necessidades coletivas. Organizar as pessoas para alcançarem aquilo que necessitam junto aos órgãos públicos é uma das oportunidades do Mandado.

Um aspecto animador da reunião foi percebermos que, assim como nós, tanto o Rodrigo como os servidores demonstram-se prontos e motivados a proporcionar à cidade um trabalho diferenciado, coletivo, preocupado com as pessoas e com uma ação mais ampla, profunda e planejada.

Sigamos nesse caminho!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Acompanhando obras e dialogando com a população

Vereador Paulo Malerba com Théo, Diretor de Serviços Públicos acompanhando a esperada obra.

Hoje (07) às 13h, acompanhamos as obras de calçamento e reforma do muro no campo do Eloy Chaves, antiga reivindicação da população, somenta agora atendida.

 
Caminhamos pelo bairro e conversamos com moradores identificando necessidades e buscando soluções conjuntas.

Contamos com o apoio de todos, sugerindo e cobrando as ações do poder público!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Assessores e novos canais de comunicação

Vereador Paulo Malerba e seus assessores: Sérgio Bianchini e Pedro Camargo


Desde ontem (02), o vereador Paulo Malerba ocupa o Gabinete 26 no prédio anexo da Câmara, junto aos dois assessores do mandato: Pedro Camargo e Sérgio Augusto Bianchini (veja mais informações abaixo).

Também foram definidos os meios de contato com o gabinete: e-mail paulomalerba@camarajundiai.sp.org.br e os telefones: 4523-4505 e 4523-4517.

Além deste blog, outros canais de comunicação continuam abertos: twitter.com/pauloemalerba e do grupo Amigos de Paulo Malerba no Facebook.

Participe e contribua com este mandato!
 
 
 

 
Sérgio Augusto Bianchini, 47 anos, filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1988, é formado em Engenharia Agrícola pela UNICAMP. Experiência de 15 anos na gestão pública, como coordenador de diversos projetos na Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho; na Prefeitura de Campinas atuou como Coordenador de Trabalho e Renda; na Prefeitura de São Paulo, junto à Secretaria do Desenvolvimento, Solidariedade e Trabalho e na Prefeitura de Várzea Paulista como Sec. Adjunto de Planejamento Estratégico e Informações Municipais. Além das funções na administração pública, tem realizado consultoria na Elaboração de Plano Diretor Participativo e no Planejamento Estratégico da Gestão Pública em vários municípios.



 
 

Pedro Camargo, 36 anos. É formado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, onde também trabalhou na área administrativa e como professor no Colégio Metodista. É pastor da Igreja Metodista há 14 anos.



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Começa oficialmente o Mandato Participativo



Sessão de Posse e Instalação da 16ª. Legislatura

No dia 1º. de janeiro às 10h, em sessão solene da Câmara, iniciou-se oficialmente o mandato. Com a presença de companheiros/as, amigos/as e familiares, começamos nosso trabalho com o apoio de diversos segmentos da sociedade. Esse apoio tem ficado claro no envolvimento e empenho de tantas pessoas no planejamento do mandado.
 
Gerson assume a Presidência da Casa
 
 
Após a posse e a eleição do companheiro Gerson Sartori para presidente da Câmara, seguimos para o Paço a fim de participar do discurso de posse do prefeito Pedro Bigardi, vice Durval Orlato e nomeação de secretários/as.
 
 
Após discurso de posse, no Paço.

 
Um novo momento já é realidade e com ele surgirão oportunidades e desafios.
Um ótimo 2013 a todos/as!