terça-feira, 2 de outubro de 2012

Estudantes Fazem Passeata Exigindo Universidade Pública em Jundiaí


O assunto universidade pública deixou o ambiente das propostas eleitorais para ganhar as ruas na manhã desta terça-feira (2) em Jundiaí.
Centenas de estudantes sairam em passeata pelas ruas do Centro exigindo uma Universidade Pública para a cidade e repudiando a proposta do candidato a prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), da coligação Avançar para Fazer Futuro, que, segundo os organizadores, quer trazer apenas uma “classe” da Universidade de São Paulo com 40 alunos.
O candidato defende em sua campanha que o acordo para trazer um curso da Universidade de São Paulo para Jundiaí já foi assinado. Os estudantes divulgaram um vídeo onde registraram a manifestação.
Durante a campanha, a assinatura do acordo foi duramente criticada pelos adversários de Luiz Fernando Machado, especialmente por Pedro Bigardi (PCdoB), da coligação Jundiaí para Todos, e Cláudio Miranda (PMDB), da coligação Reaja Jundiaí.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí, o termo de interesse assinado entre a Universidade de São Paulo e a prefeiutra, na segunda-feira, 30 de setembro, é o primeiro passo para a vinda de um curso, provavelmente, na área de tecnologia da informação para a cidade.
Na ocasião, o prefeito Miguel Haddad recebeu o Reitor da Universidade, João Grandino Rodas, e e o professor Wanderley Messias da Costa, superintendente de Relações Institucionais da universidade.
De acordo com a Prefeitura, o trabalho será desenvolvido para trazer, a princípio, um curso de engenharia, na área de informática. À Prefeitura caberá providenciar um prédio de sete mil metros quadrados, que atenderá as necessidades da universidade.
Para Rodas, a formalização do interesse é um passo importante que dá o delineamento claro do desejo de Jundiaí e da USP — em nenhum momento, no entanto, o reitor foi categórico ao afirmar que a Universidade de São Paulo viria para Jundiaí, como pode ser lido nas declarações dele divulgadas pela própria Prefeitura.
“Agora vamos percorrer vários passos, como a criação de um grupo de trabalho que irá promover estudos de viabilidade”, disse o reitor.
“Não é fácil fazer parcerias como esta, precisamos de pessoas interessadas que se envolvam e se empenhem para que este trabalho se concretize. Importante é que a USP acredita em Jundiaí”.
Universidade Pública
O candidato Luiz Fernando Machado defende que ao assinar um acordo de cooperação com a USP, a Prefeitura de Jundiaí dá o primeiro passo para trazer a universidade de São Paulo, que é pública, para a cidade. Enquanto seus adversários afirmam que o acordo não passa de uma “carta de intenções” que não garante a universidade pública em Jundiaí.

2 comentários:

Matheus disse...

Concordo plenamente!!!!

Matheus disse...

Parabéns pela matéria e pelo trabalho!!