Fórum discutiu as manifestações de junho e perspectivas para os trabalhadores |
Confirmando o êxito das duas primeiras edições, o 3º. Fórum do Trabalho, organizado pelo mandato do vereador Paulo Malerba, na Câmara Municipal de Jundiaí, superou as expectativas.
Com uma reflexão de altíssimo nível, o Prof. Dr. Armando Boito, professor titular da Unicamp, discorreu sobre o impacto das manifestações de junho na política nacional:
Prof. Boito: "'Mais Estado!'" |
"O que se ouviu nas ruas foi um grito por “mais Estado”: subsídio ao
transporte público, educação, saúde, nova regulamentação da lei do
inquilinato. Em julho, quando o sindicalismo operário entrou em cena, o
tom continuou o mesmo: imposição legal da jornada de 40 horas semanais,
regulamentação estatal restritiva da terceirização etc. Aglutinada em
torno da bandeira do “Estado mínimo”, a oposição burguesa neoliberal não
tem nada a dizer àqueles que saíram às ruas."
No Canal do Vereador Paulo Malerba no You tube, você encontra a primeira parte da palestra, na qual o professor Boito responde às seguintes questões: "Seria o governo do PT uma continuidade do governo FHC?", Seria o governo do PT um governo bonapartista?", "Quais bases se sustentação dos governos FHC, Lula e Dilma nos últimos 10 anos?", identificando importantes diferenças entre o neoliberalismo e o neodesenvolvimentismo.
Luiz Barbosa: "boa resposta" |
Com a ausência do Deputado Marcolino, o ex-subprefeito em São Paulo Luiz Barbosa apresentou um panorama dos reflexos das manifestações no governo federal considerando que suas respostas foram extremamente positivas. Criticou ainda, a partir da pergunta de participantes do Fórum, a relutância do Congresso em aprovar uma reforma política.
Sobre esse tema o professor Boito alertou para a rápida reação contrária segmentos da classe burguesa brasileira à proposta da Presidente Dilma sobre o plebiscito para uma assembleia constituinte específica.
(Leia o artigo do professor Armando Boito sobre o tema clicando aqui)
Estudantes e sindicalistas marcam presença no 3º. Fórum do Trabalho |
Com a presença majoritária de estudantes e representantes sindicais o Fórum vai se firmando como um proeminente espaço de reflexão para a ação dos trabalhadores em Jundiaí.
O próximo Fórum está programado para o mês de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário