São Paulo – A partir de hoje (29), os telefones celulares da área 11, que engloba 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital, passam a ter o dígito 9 à frente do número. A medida foi tomada para ampliar os recursos de numeração da área. Com a alteração, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a capacidade de numeração celular da região vai passar dos atuais 44 milhões para 90 milhões. Atualmente, são utilizados mais de 42 milhões de números, ou seja, próximo do limite da capacidade.
Com a mudança, todas as ligações feitas para celulares da área 11 a partir deste domingo devem ser acrescidas do dígito 9 antes do número do telefone. Haverá um período de transição, até 7 de agosto, no qual a chamada será completada normalmente, mesmo sem o novo dígito. Depois disso, começa um período em que as ligações serão gradualmente interceptadas e receberão uma mensagem explicando as mudanças.
Ficará a cargo das operadoras decidir se, depois da mensagem, a ligação será completada ou interrompida. Depois de 15 de janeiro de 2013, nenhuma ligação sem o dígito 9 será completada.
Todas as regras sobre a inclusão do nono dígito e a lista dos municípios onde ocorre a mudança estão no site da Anatel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário