O documento partiu de diversas reclamações de moradores dos bairros. Veja aqui a resposta da FEMSA.
Requerimento à Presidência N°332/2013
Solicitação de ações para eliminar o impacto negativo do tráfego e estacionamento de veículos irregulares a serviço da Coca-Cola FEMSA Brasil no Parque Residencial Eloy Chaves e Parque Antonieta Chaves Cintra Gordinho (Fazenda Grande).
De acordo com informações encontradas em seu site, a Coca-Cola FEMSA Brasil, do Grupo FEMSA (Fomento Econômico Mexicano) é a maior franquia de Coca-Cola do mundo em volume de vendas. Sua pretensões de crescimento são notadas em sua visão: "Ser o melhor engarrafador do mundo, reconhecido pela excelência operativa e a qualidade de sua equipe", conforme apresentado no mesmo site.
O conceito de "excelência operativa" une-se aos princípios veiculados pela The Coca-Cola Company e pela Coca-Cola Brasil, em diversos documentos nos quais é citada sua preocupação com "crescimento sustentável" e meio ambiente.
No relatório "Coca-Cola Brasil - Sustainability Report - 2010/2011", ao referir-se a "Crescimento com gestão socioambiental", na página 11, percebemos esta preocupação: "A política da empresa Coca-Cola Brasil inclui princípios sociais focadas nas questões ambientais , de modo que o crescimento da empresa no país ocorre de forma responsável e consciente. A empresa tem o compromisso de proteger e preservar o meio ambiente e reduzindo seus impactos." (grifo nosso)
Embora louvável o cuidado ambiental em diversas áreas de atuação da empresa, chamamos a atenção para um sério problema proporcionado pela indústria Coca-Cola à cidade de Jundiaí, notadamente aos bairros do entorno da indústria.
Ocorre que, aparentemente, a empresa não possui infraestrutura necessária para acomodar os diversos veículos de transporte de carga pesada a seu serviço e estes acabam por trafegar e estacionar em vias nos bairros do entorno, causando grande transtorno aos moradores do Parque Residencial Eloy Chaves e Parque Antonieta Chaves Cintra Gordinho (Fazenda Grande).
Os transtornos descritos pelos moradores são: veículos trafegando irregularmente onde o tráfego de caminhões é proibido, veículos estacionados em locais proibidos, grande impacto no tráfego de veículos e pedestres no bairro, excesso de poluição dos veículos, excesso de poluição sonora em horários impróprios. Destacamos que este não é um problema recente e que a população demonstra extremo descontentamento com ausência de ações da empresa para minimizar tais problemas.
REQUEIRO à Presidência, na forma regimental, sejam, com o devido respeito, encaminhadas as solicitações abaixo, com vistas à promoção de ações para sanar tais transtornos:
À FEMSA–Jundiaí e FEMSA–Brasil que tomem medidas com vistas a eliminar os impactos negativos do transporte de cargas sob seu serviço e estacionamento de veículos irregulares nos bairros do entorno de sua fábrica em Jundiaí.
À FEMSA-Fomento Económico Mexicano, S.A e à The Coca-cola Companhy, que inspecionem as ações de suas empresas parceiras/filiadas, especialmente a FEMSA - Jundiaí e incluam o cuidado com o impacto das comunidades urbanas que vivem no entorno das fábricas como diretriz sócio ambiental destas empresas.
À Prefeitura Municipal de Jundiaí que fiscalize e exija mudanças na empresa e prestadoras de serviço para o bem-estar da população.
Sala das Sessões, em 03 de dezembro de 2013.
PAULO EDUARDO SILVA MALERBA
'PAULO MALERBA'
Encaminhe-se:
- Prefeitura Municipal de Jundiaí
- FEMSA - Jundiaí
Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 65,5 – CEP: 13208-250
- Eduardo Lacerda Fernandes, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Jurídico
- Andrea Souza Silva, gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade Coca-Cola FEMSA Brasil
Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 65,5
CEP: 13208-250 Jundiai/SP
- FEMSA - Fomento Económico Mexicano, S.A
General Anaya 601 - Poniente - Col. Bella Vista, C.P. 64410
Monterrey, N.L., Mexico
- The Coca-Cola Company
Coca Cola Plz NW, Atlanta, GA 30313, Estados Unidos
Um comentário:
Apesar de não ser moradora dos bairros afetados, durante o tempo em que trabalhei no Eloy Chavez notei os transtornos ocasionados pelos enormes veículos de carga da Coca-Cola. Felicito o vereador Paulo Malerba pela iniciativa, que se acatada, sem dúvidas irá aumentar a qualidade de vida dos residentes do Eloy e Fazenda.
Postar um comentário