sábado, 22 de setembro de 2012

Com Bigardi prefeito, ministro da Educação garante que creches e Universidade Pública serão construídas em Jundiaí


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve em Jundiaí nesta sexta-feira (21) para um almoço com candidatos Pedro Bigardi (prefeito) e Durval Orlato (vice). Diversos estudantes prestigiaram o encontro, que serviu também para reafirmar o apoio de Mercadante à candidatura de Bigardi e garantir a construção de novas creches e da universidade pública na cidade com recursos do Governo Federal.
Segundo o ministro, a experiência de Pedro Bigardi será um diferencial para que a vinda de uma universidade pública finalmente se concretize em Jundiaí. “Eu tenho a absoluta certeza de que com Bigardi na Prefeitura, nós vamos trabalhar nesta direção. Ele tem experiência administrativa, vivência política, sabe quanto é importante atuar com o Governo do Estado e com o Governo Federal para cuidar das pessoas e conquistar mais investimentos para a cidade."
Ainda conforme Mercadante destacou, um dos fatores que mais interferem na construção da universidade federal em Jundiaí é a morosidade da administração municipal. “Precisa haver parcerias. Não podemos ter os partidos políticos acima do interesse dos estudantes", explicou. "Essa vontade política tem que estar presente, com uma iniciativa concreta."
Bigardi agradeceu a confiança de Mercadante. “Temos o compromisso de montar uma equipe muito qualificada, que fará os projetos necessários para as parcerias com o Governo Federal, tanto na questão das creches quanto para a vinda da Universidade Pública.”
 Mercadante ainda falou sobre o programa federal de novas universidades em todo o País, especialmente na capital paulista. “O Governo Dilma vai construir novos campus e universidades. Em São Paulo, estes equipamentos custeados pela União eram muitos reduzidos, mas já expandiram bastante. Mesmo assim, ainda temos uma grande demanda”.
Investimentos estão à espera de projetos
O ministro da Educação Aloizio Mercadante ainda afirmou que muitas parcerias com o Governo Federal estão disponíveis para os municípios, mas que atualmente o interesse de Jundiaí tem sido pequeno.
“O Ministério da Educação tem feito uma série de ofertas à cidade, como por exemplo, a construção de creches. Ofertamos também aos municípios 11 quadras esportivas para as escolas e o Programa Mais Educação, que pretende fazer com que 32 mil escolas no Brasil tenham 7 horas de aula e não apenas quatro. Em nenhum desses casos, Jundiaí manifestou interesse”, afirmou.
Segundo Mercadante, poucos projetos foram requisitados pela atual gestão. “O único projeto que eles manifestaram interesse nós cumprimos, que são os projetores digitais, já instalados nas salas de aulas. Das sete creches que ofertamos, Jundiaí manifestou o pedido de apenas uma até agora, que está em processo”.

Nenhum comentário: